Eny Praça Runners leva mais de 600 atletas para as ruas de Santa Maria neste domingo

Vitória Parise

Eny Praça Runners leva mais de 600 atletas para as ruas de Santa Maria neste domingo
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

A manhã deste domingo (4) foi movimentada no Boulevard do Shopping Praça Nova. Cerca de 600 atletas buscavam completar os percursos de 5km e 10km do evento Eny Praça Runners, uma realização do Shopping Praça Nova, Eny Calçados, Prefeitura Municipal de Santa Maria, 6ª Brigada de Infantaria Blindada e Sesc Santa Maria, com apoio Smart Fit e Mammut Suplementos.

Os atletas iniciaram o aquecimento e alongamento por volta das 7h40min da manhã, com o auxílio de profissionais da Smart Fit. O ponto de largada foi o Shopping Praça Nova, no sentido rua Irmã Dulce, passando pela Avenida Jornalista Maurício Sirotski Sobrinho, ingressando na Avenida Presidente Vargas, com retorno na Rua Conde de Porto Alegre e concluindo o percurso no local da chegada, a BR-287, com a Rua Irmã Dulce.

Desafios

A prova de 5km teve início às 8h05min da manhã, e um dos competidores foi o Aderli Correa, de 56 anos. O militar da reserva completou o percurso e foi aguardado na linha de chegada pelo neto Pedro, de 6 anos. Ele conta que é diabético e a atividade física é essencial para manter a saúde em dia.– Corro há cinco anos, no começo é complicado, mas agora já participei até de uma meia maratona. Agora de manhã estava muito frio, mas foi muito bom.

O atleta da Seleção do Exército, Daniel Klein Ortiz, de 21 anos, ganhou o segundo lugar geral do percurso. Ele relembra que a última competição que participou foi a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, no final de 2021. Apesar do frio intenso, ele conta que ficou feliz com o resultado.– O esporte mudou a minha vida, estou competindo desde 2014, e há dois anos profissionalmente. Atualmente, represento o Exército e o resultado de hoje foi positivo e planejado – relata o militar do 29º Batalhão de Infantaria Blindado.

Leia também:

Torneio de Minivoleibol de Surdos reúne competidores no Centro Desportivo MunicipalNa Semana da Pátria, exposição de materiais militares e mateada movimentam Praça do MalletMais de 80 animais da Região Central são premiados na Expointer

Já a prova dos 10km teve início às 8h10min da manhã. O Policial Civil Ednardo Cardoso Rodrigues, de 44 anos, conta que está retornando para a corrida depois de um tempo sem praticar. Ele também é profissional da área da Educação Física, e apesar de não atuar na área, conta que fica sempre muito feliz por encontrar os amigos e ver a comunidade de corredores reunida.

– Tenho uma relação de amor e ódio com a corrida. Agora, mais amor do que ódio. Meu objetivo hoje é baixar meu tempo e correr contra mim mesmo, sempre, e sentir aquela endorfina no final da prova.

Elenir da Silva, de 61 anos, estava concentrada em bater a meta pessoal de fechar o percurso entre 42 e 45 minutos. A funcionária pública é corredora há mais de 20 anos, e mesmo com uma pequena lesão, ela não esconde a empolgação.– É maravilhoso esse ambiente, estou há um bom tempo na rua correndo e isso é magnífico, com esse sol aqui e o apoio de todo mundo. Bora correr!

O principal objetivo do evento é estimular a prática de atividades físicas na comunidade, em especial, a corrida de rua. A Coronel Patrícia Luiza Wisniewsky, de 51 anos, é chefe da comunicação social da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e reforça a importância de atividades que una civis e militares. Cerca de 200 militares participaram do evento, que marca o Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro. Em homenagem a data, o Sesc separou uma categoria exclusiva para militares.– Estamos muito satisfeitos por fazer um evento com várias entidades e conseguindo juntar o exército à nossa comunidade local. É de grande valia mostrar a força do esporte aliada ao civismo.

E não foram só os atletas campeões que ganharam medalhas. Além do kit, que conta com uma camiseta, sacochila, um chip e número de peito, quem conclui a prova também ganha uma medalha de participação. A coordenadora de comunicação da loja Eny Calçados, Marilice Daronco, de 41 anos, conta que o evento é esperado anualmente pela equipe, e principalmente, pelos corredores.– Hoje, ter esse dia tão lindo é muito especial, a gente organiza tudo mas não sabe se São Pedro vai colaborar. O importante é incentivar o esporte, participar da corrida, fazer alguma coisa ao ar livre.

Veja os vencedores:

Categoria civil 5km

Geral masculino:

1°colocado: Rodrigo Franco Cezar2° colocado: Daniel Klein Ortiz3°colocado: Luciano de Souza Oliveira

Geral feminino:

1°colocada: Tais Fernandes amaral2° colocada: Valdete Machado Loureiro3°colocada: Cintia Silva da Silva

Categoria civil 10km

Geral masculino:

1°colocado: Gabriel Alvez Pozzo2° colocado: Peter Vinhas Peres3°colocado: Guilherme Pittaluga Hoffmeister

Geral feminino:

1°colocada: Daniele Trevisan2° colocada: Bibiana Sartori Chagas3°colocada: Ana Paula Lorenzini Bonfant

Categoria militar 5km

Geral masculino:

1° colocado: Willian Callegaro da Costa2° colocado: Alex Junior Rambo3° colocado: Guilherme Eduardo Piccinin

Geral feminino:

1°colocada: Jeciara Magri2° colocada: Kellen Oliveira Zacharias 3°colocada: Patricia Vargas

Categoria militar 10km

Geral masculino:

1°colocado: Rafael Orlandin Bodnar2° colocado: Everton Martins dos Santos3°colocado: Vinicius Finn Zimmermann

Geral feminino:

1°colocada: Leticia Forgiarini Tonetto

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caso Gabriel: Corregedoria da BM vem a Santa Maria investigar nova suposta versão sobre a morte do jovem Anterior

Caso Gabriel: Corregedoria da BM vem a Santa Maria investigar nova suposta versão sobre a morte do jovem

UFN aprova criação do curso de Engenharia Civil Próximo

UFN aprova criação do curso de Engenharia Civil

Geral